Rückblende – Fittipaldi wird jüngster Weltmeister

Veröffentlicht: 10 September 2007 in Uncategorized

Emerson Fittipaldi, JPS-Lotus72, Monza 1972

Bem, não tem como não virar imagem da semana, não é? Fugindo da regra, o homenageado desta semana só pode ser Emerson Fittipaldi, que hoje há 35 anos não somente conquistou o primeiro título brasileiro na F1, também se tornou o campeão mais jovem da história da categoria máxima do automobilismo.

Vencendo o GP da Itália com a sua JPS-Lotus 72-Ford somou 61 pontos e não podia mais ser alcançado nas últimas duas provas do Mundial pelos seus principais adversários, Jackie Stewart e Jacky Ickx, que ambos abandonaram a prova com problemas técnicos.

Esta conquista foi significante para o Brasil, pois abriu o caminho para outros talentos. O Brasil ainda conquistaria mais seis títulos, além do segundo de Emerson em 1974: Três com Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e outras três com Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991).

Emerson Fittipaldi, Lotus 56B, Hockenheim 1971

Eu conheci o Emerson no final de agosto de 1971 em Hockenheim, ele participava de um evento para o campeonato da Formula 5000 com o Lotus 56B movido à turbina, já na cor dourada com a qual correria em Monza naquele ano.

Não era lá grande fã do Emerson até lá, pois sempre achava todos aqueles elogios da mídia brasileira do costumeiro ufanismo (pois é, já existia naquela época…) mas tornei-me um super-fã depois de ter sido recebido com muita atenção, ele foi super-simples e gentil, bem do jeito dele. Imagina, se assim um moleque de 11 anos não vira fã…

Voltaria a encontrá-lo em várias ocasiões nos próximos anos e apesar da minha fisionomia se obviamente mudando de ano em ano, sempre reconheceu a mim e a meu pai sem necessidade de lembrar de encontros anteriores. Até hoje tem uma memória espantosa. Parabéns, Emerson, pelas conquistas e pelo fantástico exemplo que tem sido.

Fiquem à vontade de prestar a suas homenagens.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s